7 Razões Pelas Quais o E-learning Otimiza o Formando

O ensino à distância surge da necessidade de maximizar os recursos como forma de ultrapassar limitações geográficas e de tempo, além de uma forma de reduzir gastos. Sendo, portanto, o ensino à distância um facilitador na possibilidade de formação e aprendizagem em qualquer lugar e em qualquer momento.

É preciso, no entanto, que seja ministrado com um nível de exigência pedagógica elevado, além de rigor na escolha dos recursos disponibilizados para captar o interesse do formando e garantir que o mesmo alcance sucesso na sua formação.

 

Além dos benefícios facilmente percebidos como flexibilidade e diminuição de custos com deslocações ou tempo gasto no percurso, existem outras vantagens em relação à sala de aula.

1 – Possibilidade de fornecer conteúdo atualizado de forma individualizada

A apresentação de conteúdos atualizados facilita uma aprendizagem dinâmica e em tempo real, aproximando a relação entre formadores e formandos e fortalecendo uma comunidade de conhecimento. Além de manter as pessoas e as organizações atualizadas com as rápidas mudanças do mundo online.

2 – Fornece respostas imediatas

A formatação do curso permite a correção imediata de qualquer compreensão errada. Como o aprendizado é construído por etapa e cada etapa seguinte depende da anterior, se uma ação imediata não for tomada, pode levar a um equívoco na interpretação do conhecimento seguinte.

3 – Imposição de um ritmo próprio

Com a possibilidade de respeitar o seu ritmo pessoal de aprendizado, caso o formando não consiga acompanhar o ritmo da aula, ou precise se ausentar, há uma redução na perda da informação. O e-learning também permite ao formando a repetição do conteúdo de acordo com a sua necessidade, contribuindo para a fixação do conteúdo.

4 – Interatividade

As formas de interatividade são diversas, pode ser com um jogo, um desafio, um chat entre os alunos, manipular informações no ecrã, clicar em respostas, todas elas geram interesse e ajudam na retenção da informação.

A tecnologia disponível permite que o formando experimente, explore, acerte, erre, aprendendo assim com os próprios erros e evitando que os cometa novamente.

5 – Potencialização da capacidade de memorização

A interação aliada aos conteúdos multimédia e ao facto do formando poder definir o seu próprio ritmo de aprendizado, revendo o conteúdo quantas vezes forem necessárias, contribuem para reforçar a memorização do conteúdo ministrado.

6 – Aprendizagem mais rápida

De acordo com a Training and Development Magazine, o e-learning possibilita a obtenção de índices de rapidez de aprendizagem 50% maiores do que os cursos tradicionais. Simplesmente pelo facto de que os formandos podem saltar as matérias que já conhecem e foquem nas que têm necessidade.

7 – Uniformiza a transmissão de conhecimentos

Com a plataforma online não temos o problema de vários tutores ministrarem informações diferentes sobre o mesmo assunto.

Autora: Juliane Veríssimo

Departamento de Comunicação e Marketing Conclusão

Abrir o chat
Podemos ajudar?
Olá 👋 Obrigado por visitar a Conclusão - Estudos e Formação
Em que o podemos ajudar?