A Conclusão participou no dia 25 de Outubro no Simpósio Internacional organizado pelo CINEP com a organização de workshops de desenvolvimento pessoal destinados a docentes.
A Conclusão – Estudos e Formação, Lda, empresa de formação e consultoria com sede em Coimbra, participou, no dia 25 de Outubro, no Simpósio Internacional organizado pelo CINEP – Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (estrutura ligada ao Instituto Politécnico de Coimbra), através da animação de quatro Workshops de desenvolvimento pessoal subordinados aos temas do coaching, inteligência emocional, risoterapia e mindfulness.
Trata-se da 8.ª edição do evento que tem como tema escolhido para 2018 o “Ensino Superior: O clube dos poetas Vivos”, celebrando a energia criativa daqueles que produzem, comunicam e ensinam ciência, tecnologias, humanidades e artes e a capacidade de renovação, inovação, sentido crítico e transformador que é comum aos melhores nestes campos profissionais. O Simpósio decorre até 26 de Outubro nas instalações do IPC em Coimbra, na Coimbra Bussiness School.
Após ter ganho o respectivo concurso promovido pelo Instituto Politécnico de Coimbra, a Conclusão mobilizou para a animação dos quatro workshops profissionais especialistas nas quatro áreas temáticas com a preocupação de garantir o máximo de qualidade e utilidade para os participantes no Simpósio. Em sintonia com os objectivos globais do evento, estes workshops contribuirão para a sensibilização e desenvolvimento de competências indispensáveis para um desempenho de excelência na docência. Não raras vezes excessivamente centrados nas temáticas da sua especialização técnica e sem preparação específica para os aspectos mais pedagógicos do ensino, os docentes do ensino superior enfrentam dificuldades no relacionamento com os seus alunos, fortemente potenciadas pela crescente diversidade do perfil das turmas com que trabalham.
Os Workshops, sob coordenação pedagógica e formativa da Conclusão, apresentaram objectivos complementares: o coaching e a inteligência emocional foram abordados na perspectiva de competências que os docentes podem/devem mobilizar no seu relacionamento com os alunos, melhorando assim o desempenho na vertente pedagógica das suas funções; já a risoterapia e mindfulness permitiram aos participantes no evento aprender a utilizar técnicas de relaxamento que ajudam a enfrentar o stress e a pressão gerada pela necessidade de cumprimento de objectivos profissionais. Os quatro Workshops decorreram com assinalável nível de sucesso.
Segundo o responsável pela Conclusão, «É muito positivo que as instituições de ensino superior manifestem esta abertura para o desenvolvimento de competências dos seus docentes focadas no relacionamento com os alunos, valorizando as suas funções enquanto principais motores da aprendizagem e não apenas como peritos que, frequentemente, falam uma linguagem de difícil descodificação para muitos desses alunos».