O curso de Aprendizagem de Técnico/a de Indústrias Alimentares atribui-te uma dupla certificação, ou seja, formação escolar (12.º ano, Nível IV) e profissional (40% de formação em empresa). Estes cursos facilitam a entrada dos jovens no mercado de trabalho, capacitando-os para novas áreas.
Ao frequentares este curso e adquirires novas competências estás a garantir a tua alta taxa de empregabilidade para o teu futuro profissional.
O que faz um Técnico/a de Indústrias Alimentares?
Um Técnico/a de Indústrias Alimentares orienta, controla e executa as tarefas inerentes aos processos de preparação, transformação e conservação de produtos alimentares, bem como as tarefas diretamente ligadas ao controlo da qualidade e gestão da produção.
Mais detalhadamente as suas funções são:
- Planear e organizar o trabalho a realizar nas áreas da preparação, transformação e conservação dos produtos alimentares, tendo em conta os critérios higio-sanitários e da qualidade dos produtos.
- Executar e controlar as tarefas inerentes aos processos de preparação e transformação dos produtos alimentares.
- Executar e controlar as tarefas inerentes aos processos de conservação dos produtos alimentares.
- Realizar análises e/ou ensaios físico-químicos e microbiológicos em diferentes tipos de produtos alimentares, utilizando os equipamentos e os procedimentos adequados.
- Colaborar na implementação e gestão do sistema de garantia da qualidade e gestão da produção em unidades industriais ou comerciais.
- Executar operações de embalagem, rotulagem e armazenagem de produtos alimentares, utilizando os materiais, os equipamentos e os utensílios adequados.
- Executar operações de distribuição e transporte de alimentos de acordo com a legislação em vigor.
- Executar a comercialização de produtos alimentares, garantindo a quantidade e a qualidade e o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, de segurança e saúde no trabalho e de proteção ambiental.
- Elaborar relatórios com informação sobre as atividades desenvolvidas na área da sua intervenção, desvios ou anomalias detetadas e resultados alcançados.
A quem se destina?
Os cursos de aprendizagem destinam-se a jovens com o 3.º ciclo do Ensino Básico completo ou equivalente, entre os 15 e 24 anos.
Sem Custos
Os percursos formativos de Aprendizagem são financiados pelo POCH e IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional garantido uma bolsa de profissionalização aos formandos.
Queres mudar o teu futuro? Inscreve-te!
Mais informações através do e-mail geral@conclusao.pt , do telefone 239 497 990 ou em www.conclusao.pt