É conhecida à formação uma importância estratégica, enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos e saberes. Neste contexto, a qualidade dos formadores é considerada um pilar fundamental no desenvolvimento dos processos formativos. Deste modo, para garantir intervenções formativas de qualidade surgiu a obrigatoriedade da certificação profissional para todos os formadores que desenvolvessem a sua actividade.
Condições de Acesso
Idade compreendida entre 18 e 65 anos.
Habilitação mínima de acesso: Ensino secundário
Habilitações específicas: A Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
Requisitos: >Habilitação mínima 9º ano de escolaridade.
Situação face ao emprego:
Desempregados à procura do 1º emprego
Empregados por conta própria
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD
Inactivos – Outros
Funcionário da administração pública local
Funcionário da administração pública central
Empregados por conta de outrem – Internos
Objectivos Gerais
– na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos
– na gestão e coordenação de formação
– no campo de investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades da formação
Objectivos Específicos
*Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
– Caraterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
– Adotar uma perspectiva de auto-avaliação relativamente à sua prática.
*Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumentos de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objectivos pedagógicos que irão orientar a actividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objectivos, aos público-alvo e ao contexto da formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interactivo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didácticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
* Refletir sobre os sistemas de formação:
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional
O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indíviduos, de forma a favorecer a aquisição de competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento de atitudes e de comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospectivas de mercado de emprego.
Preço de Tabela
Preço Promocional
Duração
Horário
Pós-Laboral: 2ª a 5ª Feira (das 19:00 às 23:00)
Laboral: 2ª a 6ª Feira (09:30 às 13:30 e das 14:30 às 18:30)
6ª Feiras e Sábados (09:30 às 13:30 e das 14:30 às 18:30)
Nota: O horário de funcionamento poderá ser diferente em função do local de realização.
_______________________________________________
NOTAS IMPORTANTES:
A Conclusão – Estudos e Formação, reserva-se o direito de não iniciar as ações caso não reúna o número mínimo de formandos.
A duração de cada ação de formação pode variar entre 90 a 102 horas, sendo que cada formando terá a obrigatoriedade de frequentar apenas 90 horas de acordo com o regulamento.
Os cronogramas das acções de formação podem sofrer alterações até ao seu início
Ao efetuar a sua pré-inscrição, ignore a informação do preço de tabela nos locais onde se aplica a Campanha em vigor.
+ informações| geral@conclusao.pt
Forma de organização predominante
Módulos Leccionados
Módulo 2. Simulação Pedagógica Inicial – 10 horas
Módulo 3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação – 10 horas
Módulo 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas – 10 horas
Módulo 5. Operacionalização da Formação: Do Plano à Ação – 10 horas
Módulo 6. Recursos Didáticos e Multimédia – 10 horas
Módulo 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem – 10 horas
Módulo 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens – 10 horas
Módulo 9. Simulação Pedagógica Final – 10 horas
———————————————————————
SESSÕES PRESENCIAIS (34 horas)
SESSÕES A DISTÂNCIA:
– 7 horas sessões síncronas
– 49 horas sessões assíncronas
——————————————————————-
Metodologia Formativa
Os métodos pedagógicos utilizados terão como base influência construtivista e sócio-construtisvista, colaborativista e congnistivista indicadas para este tipo de formação.
A formação será orientada por tópicos ou módulos e desenvolvida através de sessões síncronas e sessões assíncronas (incluindo uma componete de autoestudo).
Sessões Síncronas
As sessões síncronas (inicial e final) serão suportadas pelo software adoptado de videoconferência (Big Blue Button) integrado na plataforma para a dinamização das componentes relacionadas com esclarecimento de dúvidas e explicitação da estrutura e funcionamento do curso.
Sessões Assíncronas
A componente assíncrona terá como base métodos construtivistas: resolução de problemas e aprendizagem colaborativa: exploração de conteúdos, disponibilizados pelo formador ou complementares; partilha, reflexões e debates com o grupo e formador; realização e participação em exercícios propostos.
Auto-estudo
Na componente assíncrona dos módulos está incluída a componente de auto-estudo com base pedagógica na aprendizagem pela instrução directa: leitura e/ou exploração de conteúdos e bibliografia disponibilizados pelo formador ou pela pesquisa relevante do formando.
Os módulos serão desenvolvidos maioritariamente através da realização de atividades individuais / pares / Grupo lançadas pelo e-tutor. A realização destas atividades é acompanhada pela construção nas próprias ferramentas do módulo (exemplo debates no fórum).
e-Tutoria
Na formação a distância o processo formativo é centrado no formando e na forma como realiza o seu percurso pedagógico. O e-formador/e-tutor tem um papel fundamental como facilitador e mediador da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento activo e permanente, nomeadamente:
– Na informação e esclarecimento sobre o curso e suporte tecnológico;
– Na disponibilização de conteúdos e materiais pedagógicos e orientações para a sua exploração;
– No apoio e motivação dos formandos na organização do seu percurso formativo;
– No esclarecimento de dúvidas;
– Na orientação e dinamização de actividades;
– Na avaliação dos formandos.
Metodologia Avaliação
A avaliação faz parte do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos, capacidades e aptidões desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação.
A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respectiva avaliação, tendo como objectivo obter o feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.
A avaliação, como processos sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
– Avaliação Inicial: Avaliação diagnóstica (permite identificar quais os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação)
– Avaliação contínua: Avaliação formativa e sumativa (determinar em que medida os objectivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correcção do processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspectos)
– Avaliação final: Avaliação sumativa (constitui a finalidade clássica da avaliação e assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela tomada de decisões de vários níveis)
Avaliação da Reacção
Os instrumentos a utilizar são questionários que pretendem inquirir formandos e formadores, sobre a qualidade da formação. Pretende-se com os questionários a preencher pelos formandos recolher as opiniões dos formandos sobre a acção de formação frequentada com vista a melhorar a qualidade da mesma. Ao longo da acção de formação, o formando preenche as fichas de avaliação intermédia e avaliação global na plataforma GesFor, avaliando:
– Os conteúdos ministrados
– Formadores da formação ministrada
– Meios e Recursos Disponibilizados
– Organização e Coordenação
– Avaliação Global dos módulos ministrados
Também o formador no final de cada módulo preenche a ficha de avaliação na plataforma GesFor, permitindo expressar a sua opinião sobre a acção em três dimensões:
– Preparação, ao nível do trabalho com a equipa pedagógica, na construção da respectiva acção de formação:
– Desenvolvimento, ao nível do trabalho com os formandos e da adequação das metodologias e técnicas definidas anteriormente;
– Apoio, tanto ao nível da coordenação do curso, como ao nível das instalações/equipamentos disponibilizados pela entidade acolhedora da acção de formação
A Coordenação Técnico-Pedagógica tem um papel fulcral na componente da avaliação. Faz o acompanhamento de toda a acção de formação, desde a abertura até ao encerramento da mesma. Sempre que se mostre necessário, no decorrer no curso, são realizadas visitas de acompanhamento. No final de cada módulo é realizada a avaliação do desempenho do formador, na plataforma GESFor, de acordo com os seguintes requisitos: qualidade dos recursos didácticos; planos de sessão; empenho para assegurar a acção de formação; capacidade para resolução de problemas durante a formação, e feedback à coordenação; preenchimento dos requisitos do DTP; pontualidade; cumprimento do cronograma; presença em reuniões agendadas pela coordenação; cumprimento dos formalismos adjacentes às avaliações.
A Coordenação efectua também um parecer relativamente à avaliação global da acção de formação.
Certificação
Entidade Formadora Certificada pela DGERT: CONCLUSÃO – Estudos e Formação, Lda
Ações de Formação
Data de Início: 11/10/2024
Localidade: Castelo Branco
Data de Início: 17/10/2024
Localidade: Leiria
Data de Início: 17/10/2024
Localidade: Aveiro
Data de Início: 18/10/2024
Localidade: Aveiro
Data de Início: 24/10/2024
Localidade: Lisboa
Data de Início: 28/10/2024
Localidade: Viana do Castelo
Data de Início: 31/10/2024
Localidade: Porto
Data de Início: 31/10/2024
Localidade: Covilhã
Data de Início: 31/10/2024
Localidade: Guarda
Data de Início: 07/11/2024
Localidade: Coimbra
Data de Início: 07/11/2024
Localidade: Viseu
Data de Início: 08/11/2024
Localidade: Coimbra
Data de Início: 11/11/2024
Localidade: Castelo Branco
Data de Início: 12/11/2024
Localidade: Aveiro
Data de Início: 19/11/2024
Localidade: Guarda